Adicionando funções ao Exchange Server 2007 pela Interface Gráfica (GUI)

Compartilhe:

AP801 – Adicionando funções ao Exchange Server 2007 pela Interface Gráfica (GUI)

Autor: Anderson Patricio / Alexandre Nakano Publicação: 25/julho/2006

O Exchange Server 2007 possui 5(cinco) funções distintas de servidores e podemos gerenciar a inclusão e/ou remoção destas funções de várias formas: setup.exe do produto, exsetup após alguma já ter sido instalada, painel de controle através do adicionar e remover programas. Neste tutorial vamos mostrar como adicionar novas funções ao servidor existente através do Control PanelAdd and Remove Programs, atualmente esta funcionalidade só funciona para adição de funções para remoção é necessário ser via exsetup ou ainda setup.

Solução


Para adicionarmos mais uma função à um Exchange Server 2007 já existente, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Ir em Start, Control Panel, Add or Remove Programs
  2. Selecionar a entrada do Exchange na lista de softwares instalados e clicar em Change
  3. O seguinte assistente aparecerá informando que já existe o Exchange Server 2007 instalado e que ele permite que adicionemos novas funções a este servidor.

  1. Server Role Selection. O assistente nos mostrará todas as roles (funções) existentes como indisponível, como já foi informado este método só permite adições de funções. Devemos clicar em alguma função disponível, em nosso exemplo Client Access Role. Mas abaixo definims onde vai ser instalado e onde estão os arquivos de instalação. Feito as escolhas devemos clicar em Next.

  1. Readiness Checks. Será validado o ambiente, em nosso exemplo o único aviso gerado é que ambiente de 32-bit não pode ser colocado em produção. Devemos clicar em Install.

  1. Completion. Tela final do assistente informando que  a implementação foi feita com sucesso.

  1. Feita a implementação da função é interessante ver o EventViewer, arquivos de log gerados no raiz e também no diretório c:ExchangeSetupLogs e verificar se a role está correta dentro do Exchange Management Console.

Conclusão


Com este tutorial mostramos como implementar novas funções a um servidor Exchange Server 2007 existente.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.