Adicionando memória a quente no Hyper-V

Compartilhe:

Uma das novidades nesta nova versão do sistema operacional Windows 10 e Windows Server 2016 é a capacidade de gerenciarmos memória das VMs com as mesmas rodando sem e necessidade desligarmos as mesmas. Este recurso funciona independente da versão (geração 1 e 2 das VMs são suportadas) no Hyper-V

Solução


Para testarmos a nova funcionalidade vamos utilizar uma VM chamada W16-SRV01 que possui memória estática de 2GB (2048MB), conforme mostramos na figura abaixo.

image

Estando logado na VM podemos verificar que no Task Manager temos 2GB de memória.

Nota: Para mais informações de como utilizar o Task Manager no Windows 10/Windows Server 2016, os seguintes Tutoriais foram criados aqui no portal AndersonPatricio.org:

image

Para testarmos o hot add (adição de memória a quente), vamos pedir propriedade da VM, e depois vamos clicar na seção Memory e vamos mudar de 2GB (2048MB) para 3GB (3062MB), conforme mostramos na figura abaixo e vamos clicar em OK.

image

O resultado é visto automaticamente na VM que passa a contar com 3GB de memória, em alguns casos podemos estar fechando e abrindo o Task Manager para atualizar a memória do sistema operacional da VM com os novos valores.

image

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como um administrador de uma VM pode gerenciar a memória da VM sem nenhuma parada no sistema operacional.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.