Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

Compartilhe:

AP3004 – Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

Autor: Anderson Patricio / Marcelo Vighi Publicação: 08-October-2012 Este tutorial se aplica a: Windows Server 2012

Neste Tutorial vamos mostrar como adicionar um servidor membro recentemente instalado com o Windows Server 2012 em um domínio. Esta tarefa é muito simples e muito semelhante ao que possuímos e também vamos mostrar como fazer via PowerShell o mesmo processo.

Solução


O processo é muito simples, neste Tutorial vamos mostrar como faze-lo utilizando a interface gráfica e o PowerShell. Lembrando que para adicionarmos um novo servidor ao domínio precisamos de alguns detalhes, que apesar de ser básicos são obrigatórios:

  • Um Active Directory precisa estar configurado e rodando
  • O DNS tem que estar funcionando corretamente
  • O servidor novo deve possuir a configuração de IP e servidor DNS corretamente configuradas
  • O NSLookup e o ping são boas ferramentas para auxiliar no teste

Adicionando ao domínio através da interface gráfica…

Para adicionar um servidor rodando Windows Server 2012 no domínio podemos inicialmente utilizar o Server Manager, vamos clicar em Local Server e vamos clicar no link WORKGROUP.

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

A tela do System Properties será mostrada e a mesma não teve nenhuma modificação em relação as versões anteriores, vamos clicar em Change..

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

Na nova tela que se abre, devemos selecionar Domain e vamos digitar o domínio (preferencialmente o FQDN) e vamos clicar em OK.

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

Se o Controlador de Domínio for encontrado corretamente uma tela pedindo nome de usuário e senha será solicitada, devemos digitar um usuário que tenha permissões de adicionar máquinas no domínio (lembrando que pode ser até mesmo um usuário comum ao qual tem até 10 vezes para inserir máquinas em um domínio por padrão) e depois devemos clicar em OK.

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

Se tudo correr bem uma janela como mostrada abaixo será mostrada, clique em OK.

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

A reinicialização do servidor é necessária clique em OK no aviso abaixo.

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

E o Windows Server 2012 irá pedir o reinício através da caixa de diálogo mostrada abaixo, se não há nenhum arquivo aberto ou algo do gênero podemos clicar em Restart Now para reiniciar o servidor ou ainda Restart Later que permite um restart posteriormente (caso esteja fazendo um Windows Update ou algo do gênero neste servidor que não possa ser interrompido).

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

Adicionando através do PowerShell..

O Powershell facilita muito o processo e executando o seguinte cmdlet podemos adicionar a máquina atual ao domínio, após digitarmos o mesmo uma tela de autenticação será mostrada para digitarmos a senha, feito isso devemos reiniciar o servidor e teremos a máquina no domínio.

Add-Computer -Credential DOMINIOAdministrator -DomainName apatricio.local

Após adicionar ao domínio…

Para evitar logar com o Administrador local, a sugestão é clicar em Other User na hora de efetuar logon e utilizar DOMINIOadministrator ou usuário existente e a senha para logar no domínio e fazer o teste. O UPN (nome@dominio.local) também pode ser utilizado.

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como colocar um Windows Server 2012 em um domínio existente.

Neste espaço você pode utilizar sua rede social preferida para adicionar dicas e/ou qualquer informação adicional para ajudar a comunidade relacionado a este Tutorial.

 

Written by Anderson Patricio

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.

Adicionando um Windows 2012 membro ao domínioAdicionando um Windows 2012 membro ao domínio