Configurando o sincronismo do Active Directory com o Edge Transport Server

Compartilhe:

AP817 – Configurando o sincronismo do Active Directory com o Edge Transport Server

Autor: Anderson Patricio / Alexandre Nakano Publicação: 27/julho/2006

O Exchange Server 2007 possui uma role chamada Edge Transport Server que fica fora do domínio Active Directory e é responsável por toda higiene da organização Exchange. Mas para que ela aceite as mensagens/usuários/domínios ele precisa sincronizar com as configurações feitas na rede interna.

Quando instalamos o Edge Transport Server ele cria automaticamente um ADAM que vai ser o repositório das informações importantes do Active Directory. Neste tutorial vamos ver como fazer tal sincronia entre Active Directory e o ADAM localizado no Edge Transport Server.

Solução


Estamos contando como premissas para este tutorial que ambos os Exchange Server 2007 tenham sido instalados com sucesso: Edge Transport e Hub Transport, Mailbox e Client Access.

No Edge Transport Server…

Primeiro passo é abrir o Exchange Management Shell no Edge Transport Server e solicitarmos a criação de um arquivo XML que contém as informações deste Edge Transport Server, este arquivo será utilizado no Hub Transport Server. A criação deste arquivo é feito o seguinte cmdlet: New-EdgeSubscription -filename “C:EdgeSubscription.xml”, após a execução devemos digitar Y para a primeira pergunta que ele nos fará como é mostrado na figura abaixo.

Após rodarmos o cmdlet o arquivo que solicitamos a criação já podemos ver o arquivo na raiz do disco C:, se dermos um duplo clique no mesmo o conteúdo será parecido com o mostrado abaixo. Nada mais é que um xml informando o o nome netbios e FQDN do servidor Edge, como também informações para certificado digital e as portas a serem utilizadas.

Nosso próximo passo agora é copiar este arquivo (EdgeTransportSubscriptionExport.xml) para o servidor com a role Hub Transport.

No Hub Transport Server…

Agora que já possuímos o arquivo gerado no Edge Transport, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Expandir Organization Configuration
  3. Clicar em Hub Transport
  4. Na Toolbox Actions clicar em New Edge Subscription…

  1. New Edge Subscription. Devemos definir em qual site do Active Directory este Edge Transport Server se tornará membro, em nosso caso em Default-First-Site-Name e depois selecionar o arquivo que copiamos do Edge Transport Server. Escolhido o site do AD e o arquivo de Subscription devemos clicar em New.

  1. Completion. Tela final do assistente informando que o cmdlet (New-EdgeSubscription) foi executado com êxito, devemos clicar em Finish.

Agora que já configuramos a parte de sincronismo, devems saber que a parte de configuração é replicada a cada 1 (uma) hora e a parte de recipientes é replicada a cada 4 horas pelo serviço EdgeSync.

O serviço EdgeSync fará a replicação dos seguintes items:

  • Accepted Domains
  • Recipients (hashed)
  • Safe Senders (hashed)
  • Send Connectors
  • Lista dos Hub Transport Server

Antes de forçarmos a sincronização precisamos que o Hub Transport resolva corretamente o FQDN do Edge Transport Server, podemos fazer isto de várias formas, vamos mostrar através do DNS:

  1. Ir em Start, clicar em Run e digitar dnsmgmt.msc
  2. Expandir Forward Lookup Zones
  3. Clicar com o botão direito no <domínio> e clicar em New Host (A)…
  4. Devemos colocar o nome do servidor e seu respectivo IP, abaixo foi o que colocamos neste tutorial

Mas para forçarmos que esta replicação comece imediatamente devemos abrir o Exchange Management Shell e digitar o seguinte cmdlet: Start-EdgeSynchronization para forçarmos a replicação manual, como é mostrado na tela abaixo.

De volta ao Edge Transport Server..

Bom na tela acima já soubemos que a replicação foi com sucesso, mas por via das dúvidas devemos efetuar os seguintes passos

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Executar o cmdlet: Get-AcceptedDomain

Com isto nos certificamos que as configurações que fizemos dentro da rede interna foram replicadas para o servidor de borda (Edge Transport Server).

Último teste a partir do Hub Transport Server..

A partir do Hub Transport, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Clicar em Toolbox
  3. Clicar em Mail Flow Troubleshooter
  4. Na tela de boas vindas, devemos colocar um identificar para este teste e selecionar Problems with Edge Server synchronization with Active Directory (for Exchange Server 2007 only) da lista como mostra a figura abaixo e depois disto clicar em Next

  1. Devemos informar o Global Catalog e clicar em Next

  1. Podemos clicar na guia Informational Items e verificar se as portas de LDAP estão corretas e se algum erro é apresentando, depois clicar em Next no final da página.

  1. View results. Tela final do assistente, devemos verificar alguma incidência de erro para verificar se o funcionamento está correto.

Conclusão


Neste tutorial mostramos como sincronizar o Active Directory com o Edge Transport Server, criando o arquivo de subscription no Edge, levando para o Hub transport, instalando o mesmo no Hub Transport e fazendo testes de sincronismo.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.