Configurando uma OU padrão para novos computadores no Active Directory

Compartilhe:

Como configurar uma Organization Unit (OU) para ser o local padrão para receber todos os novos computadores e/ou servidores que são adicionados ao domínio.

Solução


Por padrão todos os novos computadores e servidores adicionados ao domínio são criados no container Computers no entanto podemos modificar este local inicial. No exemplo abaixo podemos ver um novo

image

Em algumas empresas as máquinas novas não recebem uma Group Policy porque o Computers é um container e não pode ter GPOs aplicadas, um bom exemplo disto é olhando abaixo no Group Policy Management Console (somente OU são mostradas).

image

Pré-requisitos…

Um dos pré-requisitos para trocar o padrão é termos o domínio configurado com no mínimo Windows Server 2003, nas propriedades do domínio no Active Directory Users and Computers e na primeira página teremos as informações atuais sobre o mesmo.

image

Definindo uma Organization Unit para ser o novo padrão…

O primeiro passo é criar uma nova Organization Unit, vamos chamar esta nova OU de InitialOU como mostramos na figura abaixo.

image

Agora que já temos a nova OU e já sabemos que o domínio é suportado, devemos rodar o comando redircmp conforme mostramos no exemplo e figura abaixo.

redircmp OU=InitialOU,DC=patricio,dc=local

image

Testando a nova configuração…

Para testarmos vamos logar em um novo servidor (POASRV01) e estando no Server Manager vamos clicar em Local Server e vamos clicar em workgroup.

image

Na nova tela que se abre (System Properties) e vamos clicar em Change…, e na janela Computer Name/Domain Changes vamos clicar em Domain e colocar o domínio e clicar em OK, entrar as credenciais e a resposta deve ser de boas vindas como a mostrada abaixo.

image

O que nos interessa neste Tutorial podemos clicar na OU que definimos (InitialOU) e o novo servidor/computador já deve estar listado abaixo.

image

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como modificar o local padrão onde os novos computadores/servidores

são criados em um Active Directory.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.