Examinando o Exchange System Manager do Exchange 2007

Compartilhe:

AP800 – Examinando o Exchange System Manager do Exchange 2007

Autor: Anderson Patricio / Alexandre Nakano Publicação: 20/maio/2006

Vamos demonstrar e desmistificar a nova interface de gerenciamento do Exchange Server 2007, o nosso bom e velho conhecido ESM (Exchange System Manager) agora possui o Monad (Windows PowerShell) para auxiliá-lo  nas tarefas de gerenciamento do Exchange Server System.

Solução


O Exchange System Manager do Exchange Server 2007 pode ser dividido em 4 partes distintas, também chamadas áreas de trabalho, como visto na figura abaixo:

Examinando o Exchange System Manager do Exchange 2007

Em nosso exemplo acima, clicando em Mailbox no painel 1, é ajustado de forma dinâmica toda interface para auxiliar o administrador nas tarefas desta opções. A Painel 2 é sensível ao contexto, ou seja, só mostra informações relacionadas a Mailbox clicando em qualquer um dos ítens (em nosso exemplo servidores) há todos mailboxstores e Storage groups do item selecionado no Painel 2 e finalmente no Painel 4 temos as opções viáveis para os Painéis 2 e 3.

Abaixo vamos ver a descrição de cada painel do novo Exchange Server 2007:

- 1 –  Tree (Árvore)

Dividida em Recipients, Server Configuration, Organization e Toolbox, é aqui onde escolhemos os ítens para trabalharmos nas outras 3 áreas de trabalho, com esta nova forma de visualização separamos facilmente o gerenciamento de usuários (inexistente no Exchange Server 2003), configurações da organização e configurações de servidores, devidamente separado pelas funções. E por último temos o Toolbox que é um conjunto de ferramentas para ajudar o administrador nas tarefas de otimização e troubleshooting do produto, temos alguns componentes, tais como: ExBPA, Queue Viewer, Performance Monitor e etc..

- 2 – Result Panel (Painel de Resultado)

Após selecionarmos um ítem na Árvore (Item 1) as opções do mesmo aparecem neste painel.

- 3 – Work Panel (Painel de trabalho)

Configurações dos objetos filhos do Result Pane, no exemplo acima foi selecionado o servidor no Result Panel e todas configurações de Mailbox são mostradas em nosso exemplo, informações relacionadas ao Item Mailbox do painel 2, que são MailboxStores e StorageGroups. Necessariamente ela não precisa aparecer, isto depende se o objeto do Painel 2  existe sub-items.

- 4 – Action Panel (Painel de ação)

Esta é uma das grandes novidades do Exchange 2007 e é semelhante com a utilizada atualmente no ISA Server, este painel é totalmente sensível ao contexto, permitindo aos administradores configurações propriedades específicas do Item selecionado do Painel 3 como também configurações possível do painel 2, todos relacionados entre si.

Conclusão


Com este tutorial visualizamos o novo Exchange System Manager do Exchange Server 2007, vale lembrar que é baseado em uma versão beta, portanto até a versão final do produto podemos ter novos ítens mas o conceito será o mesmo visto aqui neste tutorial.

Written by Anderson Patricio

Examinando o Exchange System Manager do Exchange 2007

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.

Examinando o Exchange System Manager do Exchange 2007Examinando o Exchange System Manager do Exchange 2007