Fazendo upgrade para o Exchange Server 2007

Compartilhe:

AP804 – Fazendo upgrade para o Exchange Server 2007

Autor: Anderson Patricio / Alexandre Nakano Publicação: 23/julho/2006

O Exchange Server 2007 introduz diversas mudanças na organização Exchange existente, e existem alguns caminhos para migrarmos do nosso ambiente atual para o Exchange Server 2007, vamos comentar os cenários mais comuns de migração.

Este tutorial é uma visão macro de atualização para sabermos quais os passos que devemos tomar na hora de começarmos o planejamento de atualização do parque atual.

Solução


Vamos visualizar as migrações possíveis de acordo com sistema de mensageria atual:

Exchange 5.5

Não existe possibilidade migrar Exchange 5.5 para Exchange Server 2007, é necessário migrar todos os recursos existentes para um Exchange 2000 ou Exchange 2003.

Exchange 2000/2003

A organização exchange tem que estar no modo nativo. Não existe upgrade in-place, devemos implementar o Exchange Server 2007 na organização atual e mover os recursos para os novos servidores. Não há problema em relação a arquitetura podemos implementar tranquilamente Exchange Server 2007 x64 na organização atual x32.

Observação: Durante este período de migração não é possível gerenciar o Exchange Server 2003 através do Exchange Management Console, deve-se utilizar o Exchange System Manager legado. Na console do Exchange System Manager é possível ver um novo Administrative Group que é o Exchange Server 2007.

Os passos macros para esta migração com coexistência, podem ser resumidos da seguinte forma:

  1. Implementar o Edge Transport Server para fazer a interface externa com os primeiros Hub Transport implementados
  2. Implementar a função Client Access para já fornecermos serviços aos usuários
  3. Implementar o Hub Transport e fazer a comunicação Conectores entre o Exchange 2003 e o Exchange 2007, aparecerá no Exchange System Manager do Exchange 2003 um Routing Group aleatório que permitirá tal processo, devemos desabilitar o Link State neste servidor para o roteamento das mensagens
  4. Implementar o Mailbox Server
  5. Mover os recursos (caixas postais, public folders e system folders)
  6. Remover os servidores legados que não tem mais utilidade (Exchange 2000/2003) que não estejam mais com usuários e public folders
  7. Remover os conectores entre os Routing Groups e remover os Routing Groups

Lotus Notes

Será possível a migração utilizando as novas ferramentas de migração, que é o Microsoft Transporter.

Outros Servidores de E-mail

Fazendo o share de smtp address e movendo os recursos através de uma ferramenta que ainda não foi anunciada.

Conclusão


Neste tutorial entendemos como implementar o Exchange Server 2007 em uma infra-estrutura existente de mensageria, quais os passos macros que devemos tomar neste processo e o que é permitido e possível de se fazer no ambiente.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.