Forçando a replicação do Active Directory com repadmin

Compartilhe:

Neste Tutorial vamos mostrar como um administrador pode utilizar o utilitário repadmin para forçar a replicação entre controladores de domínio (DCs).

Solução


O utilitário repadmin é um canivete-suiço para os administradores do Active Directory onde podemos verificar performance, fazer diagnóstico de replicação, forçar replicação, verificar divergências na topologia e etc.

Neste Tutorial estaremos mostrando uma tarefa simples que é forçar a replicação entre controladores de domínio (DCs) em dois cenários distintos, estaremos usando o ambiente abaixo para ilustrar este Tutorial e todas as ações serão feitas no servidor TORDC02.

image

Nota: Os comandos que iremos mostrar nas próximas sessões somente terão efeito se a replicação e toda a infraestrutura para suportar a replicação estiverem funcionando corretamente.

Cenário 01: Atualizando o DC com os outros Controladores de Domínio (Pull)

Neste cenário temos um Controlador de Domínio (TORDC02) que precisa garantir que está atualizado, ou seja, todas atualizações feitas em outros controladores de domínio (estejam eles no mesmo site ou não) devem ser trazidas para este controlador de domínio onde estaremos executando o commando.

image

Para garantirmos que o tordc02 como mostrado na figura acima receba todas as atualizações dos seus parceiros de replicação tanto no mesmo site quanto em sites distantes, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abra o prompt de comando como Administrador no servidor tordc02
  2. Executar o seguinte comando e aguardar a replicação

repadmin /SyncAll /AeD

 

Cenário 02: Replicando para os outros controladores de domínio (push)

Neste cenário o servidor tordc02 fez diversas modificações no Active Directory e queremos garantir que replicamos tais informações imediamente para os servidores que são parceiros de replicação do servidor em questão.

image

Os seguintes passos podem ser feitos para alcançarmos nosso objetivo, como segue:

  1. Logado no servidor tordc02
  2. Abrir o prompt de comando como administrador
  3. Rodar o seguinte comando e aguardar a replicação ser finalizada

repadmin /syncall /APeD

O resultado da operação também pode ser visto na janela abaixo (é importante salientar que na tela abaixo os nomes dos servidores não são os mesmos do cenário caso você esteja olhando este detalhe).

image

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como forçar a replicação utilizando o utilitário repadmin, lembrando que estamos somente executando duas operações e que o repadmin possui diversas opções que podem ser ajustadas para o seu ambiente, o que mostramos aqui foi o básico e o mais utilizado para replicação entre Controladores de Domínio.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.