Gerando um relatório HTML das estatísticas das mailboxes

Compartilhe:

O Exchange Server 2007 permite a manipulação de dados via Exchange Management Shell, neste tutorial vamos criar um relatório com todas as mailboxes informando o total de ítens excluídos, total dos itens e se a mailbox está acima ou abaixo do configurado como política.

Solução


Para gerarmos o relatório em formato HTML e saída no Internet Explorer, precisamos do Exchange Server 2007 Scriptacular instalado, podemos ver mais detalhes sobre isto no tutorial mencionado na seção Tutoriais relacionados.

Devemos rodar o seguinte cmdlet:

Get-MailboxStatistics | select DisplayName,TotalDeletedItemSize,TotalItemSize,StorageLimitStatus | out-html | out-ie

Desta forma estaremos coletando somente os dados necessários para o relatório.

Agora podemos ver no Iexplorer um relatório em formato HTML com todas informações de tamanho das mailboxes.

Conclusão


Neste tutorial visualizamos como gerar um relatório com as informações de tamanho de uma mailbox, incluindo o número de itens excluídos e ítens total, com isto podemos mensurar que a database é composta não só dos items que estão “ativos” nas caixas dos usuários como também a informação que os usuários apagam, esta informaçao fica na base de dados durante o intervalo configurado em nível de usuário ou Mailbox Store, chamado “Keep Deleted Items for days”.

Co-Autor: Rodrigo Rodrigues

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.