Gerenciando acesso ao EAC (Exchange Admin Center) no Exchange Server 2013

Compartilhe:

Neste tutorial vamos mostrar como podemos desabilitar o acesso ao gerenciamento da organização em determinados servidores. Este tutorial se torna útil em empresas que não desejam nenhum tipo de administração da organização feito externamente, com isso os procedimentos aqui citados podem ser feitos no servidores que são acessíveis na Internet e dentro da empresa o administrador pode utilizar um outro servidor para gerenciar via EAC.

Solução


O procedimento é simples e um valor do diretório ECP (Exchange Control Panel) que deve ser modificado, o seguinte cmdlet pode ser utilizado:

Set-ECPVirtualDirectory –Identity <Nome-do-Servidorecp (Default Web Site)> -AdminEnabled $false

Nota: ecp (Default Web Site) é o padrão, valide o do seu ambiente para não ter erro no cmdlet.

Depois de feito a troca da configuração, temos que roadar um iisreset /noforce na linha de comando para atualizar as configurações.

Para facilitar o entendimento e evitar erros, na Figura abaixo mostramos os valores atuais, com isso o administrador já sabe o valor do Identity que deve ser entrado no Set-ECPVirtualDirectory

Feito a alteração o administrador já pode entrar no EAC daquele servidor e a tela inicial será a mesma que tínhamos antes de desabilitar a funcionaldiade.

No entanto mesmo digitando o usuário e senha de administração da organização o usuário somente poderá trocar informações pessoais como mostrado abaixo.

Para desfazer o processo apenas rode o comando inicial com a opção $true e rodar mais um iisreset /noforce para dar uma atualização nas configurações.

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como gerenciar o acesso ao EAC por servidores no Exchange Server 2013 Preview.

Co-Autor: Marcelo Vighi

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.