Guia de implementação do OCS 2007 R2 Standard Edition

Compartilhe:

AP1120 – Guia de implementação do OCS 2007 R2 Standard Edition

Autor: Anderson Patricio Publicação: 01/August/2009

O OCS 2007 R2 para ser implementando requer uma série de passos a serem efetuados em ordem de instalar o produto, neste Guia em forma de tutorial vamos colocar os pré-requisitos a serem instalados e os links com os tutoriais para cada passo envolvido no processo.

Estaremos implementando neste guia e nos tutoriais associados o OCS 2007 R2 Standard Edition e estaremos utilizando como domínio sip o domínio andersonpatricio.org e o domínio do Active Directory nesta série é apatricio.local. Na sua empresa provavelmente você pode instruir os usuários a fazer logon usando a mesma infra-estrutura do Exchange Server (e-mail externo), ou seja, utilize este tutoriais e adapte as necessidades da sua empresa. O processo de criação de um segundo domínio SIP não é coberto nesta série de tutoriais de implementação, mas será visto no site como tutorial.

Solução


O OCS 2007 R2 Standard Edition possui todos os componentes necessários em um único servidor, ele possui os seguintes componentes:

  • Front End Server (IM Conferencing Server e Telephony Conferencing Server)
    Responsável pela IM (Instanting Messaging), presença, servidores de conferência de telefonia e serviços essenciais dos usuários.
  • Web Conferencing Server
  • A/V Conferencing Server
    Permite aos usuários compartilhamento de áudio e vídeo
  • Web Components
    Permite acesso a apresentações de reuniões e outros conteúdos de conferências web; Address Book e expansão de distribuition groups para comunicação individual com os membros da lista
  • SQL 2005 Express Service Pack 2
    Responsável por armazenar usuários e informações de conferências
  • Application Sharing Conferencing Server
    Permite o compartilhamento de desktop de clientes usando o Office Communicator ou Communicator Web Access, o componente de compartilhamento de aplicação utiliza protocolo C3P e SDP para gerenciar o compartilhamento e RDP sobre SRTP para enviar as informacoes reais do compartilhamento.
  • 4 Aplicações em nível de Front-end ou Pool, que são:
    • Conferencing Attendant: Permite usuarios usando uma linha externa para discar para uma conferencia
    • Conferencing Announcement Service: Permite um som para anunciar quando um usuario entra ou sai da conferência e também notificações quando os usuarios estao mudos ou não.
    • Response Group Service: Permite usuarios para criar grupos de resposta para roteamento e enfileramento de ligações para um ou mais agentes.
    • Outside Voice Control: Permite enterprise voice e controle de chamadas para telefones moveis.

A versão standard pode suportar até 5000 usuários e é recomendado para pequenas e médias empresas que não estejam preocupadas com alta disponibilidade, para empresas que procuram alta disponibilidade, melhor performance  (distribuindo as funções entre vários servidores e utilização de clusters) ai a resposta seria a versão Enterprise do OCS 2007.

Alguns pontos importantes relacionados ao OCS 2007 R2

Existem alguns pontos relacionados ao AD e OCS 2007 R2 que são necessários antes de qualquer implementação, tais como:

  • OCS 2007 R2 somente roda em 64 bits
  • O requerimento mínimo de memória recomendado pela Microsoft é 8GB
  • Regras que envolvem voz não podem ser virtualizadas e não são suportadas
  • Totalmente compatível com Windows Server 2008
  • O nível da floresta deveria ser no mínimo Windows Server 2003 ou 2008
  • Todos os Global Catalog na floresta onde o OCS 2007 R2 e instalado devem ser no mínimo Windows Server 2003 SP1

Preparando o Active Directory

O OCS 2007 R2 requer no mínimo o Active Directory com o modo nativo 2003 ou 2008. Para alteramos o modo no Windows Server 2003, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Estando logado em um Domain Controller
  2. Clicar em Start, Run e digitar dsa.msc e clicar em OK
  3. Botão direito sobre o domínio e clique em Raise Domain Functional level…
  4. Escolha Windows 2000 native (caso tenha DCs 2000) ou ainda Windows 2003 e clique em Raise
  5. Uma nova tela de confirmação sobre a operação, clique em OK
  6. Uma tela final informando que a operação foi realizada com sucesso e informando que a replicação desta alteração pode demorar algum tempo dependendo da complexidade do AD atual.

Importante: Se o Exchange Server 2007 já estiver implementando, não é necessário esta validação porque este requerimento também é necessário para o Exchange Server e já foi feito antes.

Validar a estrutura de PKI ou ainda Certificados digitais para o OCS 2007

Um ponto importante antes de implementar o OCS 2007 R2 é planejarmos a infra-estrutura para os Certificados que são requeridos pelo produto, para os servidores internos podemos estar usando uma PKI Interna que pode ser configurada com o próprio sistema operacional ou ainda comprando certificados para aplicar nos servidores, o processo de criação de certificados será descrito nos passos subsequentes.

Existe uma iniciativa da Microsoft junto com algumas certificadoras para criação de certificados para o Unified Communications que abrange OCS e Exchange Server 2007, existe um KB que fala especificamente disto: http://support.microsoft.com/Default.aspx?kbid=929395.

Instalando o IIS 6 e 7..

IIS 6 (Windows Server 2003)

Na máquina onde iremos instalar o OCS 2007 Standard Edition, precisamos ter o IIS instalando para tanto devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Clicar em Start, Settings, Control Panel
  2. Duplo clique em Add/Remove Programs
  3. Clicar em Windows Components
  4. Selecionar Application Server e clicar em Next

A media do sistema operacional instalado será solicitado.

IIS 7 (Windows Server 2008)

Caso o sistema operacional seja o Windows Server 2008, os requisitos são instalados de forma diferentes, precisamos ter algumas Features e também Roles instaladas no servidor. As Features podem ser instaladas através dos seguintes passos:

  1.  Abra o  Server Manager
  2. Expanda Features
  3. Clique em Add Features
  4. Expanda Remote Server Administration Tools
  5. Expanda Role Administration Tools
  6. Expanda Active Directory Domain Services Tools
  7. Selecione Active Directory Domain Controller Tools

Nota: Estaremos preparando o Active Directory a partir do assistente do OCS 2007 R2.

Para instalar as roles no IIS, podemos efetuar os seguintes passos:

  1.  Abra o  Server Manager
  2. Expanda Roles
  3. clique em Add Roles
  4. Se a página Before you Begin aparecer clique em Next.
  5. Na página Server Roles selecione Web Server (IIS) e clique em Next.
  6. Nas opções selecione os itens das duas figuras abaixo, sendo que a da esquerda é o ínicio da lista e a da direita o restante.

 

A lista completa das features que precisam ser instaladas estão listadas abaixo, e você pode estar utilizando as mesmas como validação ou ainda criando de forma automatizada arquivo .bat/script utilizando o ServerManagerCMD do Windows 2008 que permite a instalação de roles e features pela linha de comando.

  • Static Content
  • Default Document
  • Directory Browsing
  • HTTP Errors
  • HTTP Redirection
  • ASP.NET
  • .NET Extensibility
  • Internet Server API (ISAPI) Extensions
  • ISAPI Filters
  • HTTP Logging
  • Logging Tools
  • Request Monitor
  • Tracing
  • Basic Authentication
  • Windows Authentication
  • Request Filtering
  • Static Content Compression
  • IIS Management Console
  • IIS Management Scripts and Tools
  • IIS Management Compatibility
  • IIS 6 Metabase Compatibility
  • IIS 6 WMI Compatibility

Se estiver com preguiça em instalar no braço, pode estar baixando o arquivo OCS2007R2-FE.xml, do seguinte blog: http://www.confusedamused.com/notebook/ocs-2007-r2-front-end-server-2008-requirements-made-easy/ e rodar ServerManagerCMD -ip OCS2007R2-FE.xml.

Iniciando o OCS 2007 Deployment Wizard

Todo o processo de instalação do OCS R2 2007 pode ser feito através de linha de comando, mas neste conjunto de tutoriais estaremos usando uma ferramenta de instalação que vem com o cd chamada de Office Communication Server 2007 R2 Deployment Wizard, quando o cd do OCS 2007 R2 é inserido no servidor uma pagina chamada CD_Screen.htm (X:CD_ScreenCD_Screen.htm, onde X: é o drive de cd-rom) será apresentada, como mostra a figura abaixo, neste guia estaremos instalando a versão Standard Edition, para tanto vamos clicar em Standard Edition.

Antes da apresentação do OCS 2007 R2 Deployment wizard, uma série de pré-requisitos sera instalado, o primeiro destes pré-requisitos é o Microsoft Visual C++ 2008, e isto irá aparecer com uma mensagem perguntando se desejamos instalar ou não, devemos clicar em Yes e aguardar o próximo requisito que será mostrado.

O segundo pré-requisito é o .Net Framework 3.5 SP1, e o mesmo será instalado clicando em Yes na segunda janela que aparecerá.

Após a instalação do .Net Framework 3.5 SP1 uma reinicialização do servidor pode ser requerida, se você receber esta mensagem clique em OK e reinicie o servidor, e após o reinício do servidor podemos continuar a instalação clicando novamente em Standard Edition na página inicial do OCS 2007 R2.

Agora que já possuímos todos os pré-requisitos, o OCS 2007 Deployment Wizard já irá aparecer e podemos começar a instalação da versão Standard clicando em Deploy Standard Edition Server. A outra opção é para instalar outras funções para suportar o OCS 2007, tais como: Archiving server onde podemos armazenar mensagens dos usuarios em uma base SQL, Edge Server que nos permite fazer federação, acesso publico de IM e que usuários na internet acessem os recursos do OCS, Mediation Server integração com o sistema de telefonia e Communicator Web Access que nos permite usar uma versão web do Communicator.

Em neste guia de tutoriais vamos estar instalando o Standard Edition, nos próximos tutoriais estaremos adentrando cada uma das funções adicionais do OCS 2007 R2. Então devemos clicar em Deploy Standard Edition Server.

Para instalarmos o OCS 2007 R2 temos 2 passos principais, e cada um destes passos tem subpassos mas para cada passo temos uma nova página do wizard para nos auxiliar no processo.

Preparação do Active Directory…

Nesta seção vamos abordar passo a passo os processo para preparação do Active Directory para suportar o OCS 2007 R2, clicando em Prepare Active Directory o assistente irá listar

Tendo o processo a ser efetuado traçado, vamos efetuar os passos 1 e 2 utilizando o seguinte tutorial:

AP1121 – OCS 2007 R2: Preparando o Schema do Active Directory

Após a conclusão teremos um alerta na preparação do Schema informando que foi completado com sucesso.

Agora vamos preparar a Floresta, e para isto devemos seguir os passos descritos no seguinte tutorial:

AP1122 – OCS 2007 R2: Preparando a floresta do Active Directory

Feito a preparação da Floresta, podemos partir para a preparação do domínio, através dos passos descritos neste tutorial:

AP1123 – OCS 2007 R2: Preparando o domínio do Active Directory

Instalação do OCS 2007 R2 Front-End Server…

Após a preparação do Active Directory, podemos clicar em Back e vamos ter a tela mostrado abaixo mostrando que a preparação do Active Directory já foi efetuada e podemos partir para instalação de um ou mais servidores do OCS 2007 R2 no ambiente. Por via de regra a preparação do Active Directory não é uma tarefa que você vá executar novamente, existem alguns casos especiais que alguns procedimentos podem ser requeridos, por exemplo: instalar no AD 2003 e após uma atualização para o AD 2008 será necessário uma atualização. Mas por via de regra somente uma vez, caso precise fazer novamente procure estar baseado em KB da Microsoft.

Vamos clicar em Deploy Standard Edition Server na tela anterior e teremos todas as tarefas que iremos estar executando em um formato de listas, como é mostrado na figura abaixo.

A primeira tarefa que é o  Step 1: Deploy Server é mostrada em detalhe no seguinte tutorial:

AP1124 – OCS 2007 R2: Deploying OCS 2007 R2 Standard

Após a finalização da primeira tarefa, podemos ver que o assistente já atualizou o status do processo da nossa instalação.

Continua….

Conclusão


Com este tutorial base mostramos a instalação do OCS 2007 R2 como também links para as outras tarefas envolvidos no processo.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.