Guia Pratico: Implementando DAG no Exchange Server 2013

Compartilhe:

Neste Guia Pratico vamos mostrar como implementar um DAG entre dois servidores com o papel de Mailbox role no Exchange Server 2013 RTM.

Solução


Antes de começarmos a parte técnica vamos explicar nosso cenário, estes são os servidores e detalhes que temos no ambiente:

  • 2 Domain Controllers (rodando Windows Server 2012 RTM), floresta e domínio estão configurados como Windows Server 2012
  • 2 servidor Exchange Server 2013 RTM instalados como Client Access role
  • 2 servidores Exchange Server 2013 RTM instalados como Mailbox Role, estes servidores também compartilham os seguintes atributos:
  • o 2 Placas de rede (uma para LAN/MAPI e outra para Replicacao). A placa de replicação não está registrando no DNS e possui um endereçamento 255.255.255.252 porque temos somente 2 nós neste cluster.
  • o Disco M: que será utilizado para colocar as databases do futuro DAG

Pre-requisitos…

Neste Tutorial como estamos usando um ambiente todo Windows Server 2012 vamos estar criando o objeto computador que estará sendo utilizado pelo DAG manualmente e este processo pode ser visto no seguinte Tutorial:

AP2029 – Criando o objeto do DAG manualmente no Exchange Server 2013

Para gerenciarmos o DAG devemos abrir EAC (Exchange Admin Center) e clicar em servers e depois clicar em database availability groups e todos os DAGs da organização serão mostrados, como podemos ver a nossa organização ainda não possui nenhum DAG.

Criando o DAG…

O primeiro passo para criação do DAG é criar o objeto na configuração do Exchange Server, vamos abrir o EAC e vamos clicar em Servers e depois vamos clicar na guia database availability groups. Vamos clicar no botão de adição (símbolo de mais).

Na nova página intitulada new database availability group. Vamos primeiro especificar um nome para este novo DAG, neste Tutorial vamos chamá-lo de POADAG e também temos que especificar quem será o servidor witness que é utilizado em casos de DAGs com número ímpares de nós. Podemos também especificar o caminho físico onde o será criado o compartilhamento que será utilizado pelo cluster, no entanto, vamos deixar o caminho padrão que é C:DAGFileShareWitness e também podemos associar um IP para este novo DAG, feito a entrada dos dados vamos clicar em Save.

Nota: A recomendação para o witness server é sempre usar um servidor Exchange, no entanto um servidor de arquivos pode ser utilizado.

Com isto completamos a criação do DAG, agora o próximo passo é adicionar os servidores ao DAG. Antes de irmos para o próximo passo podemos olhar a conta que havíamos criado anteriormente já estão habilitada no Active Directory Users and Computers, podemos também fazer o teste de ping a este computador que representa o DAG e o mesmo já deve estar utilizando o IP que definimos no passos anterior.

Adicionando membros ao DAG…

Agora que já temos um DAG configurado, devemos selecionar o mesmo e clicar no penúltimo botão que é o responsável por adicionar membros ao DAG, o mesmo é mostrado na figura abaixo.

Na página manage database availability group membership. Devemos clicar no botão de adição e selecionar os Mailbox role que farão parte do DAG em questão, em nosso exemplo estamos adicionando somente um membro que é o servidor POAEX15, no entanto podemos adicionar todos os membros de uma única vez também. Feito a escolha dos servidores, vamos clicar em save.

Este processo pode demorar alguns minutos porque várias tarefas serão feitas no servidor, tais como instalação do Failover Cluster Manager caso ele não esteja instalado e configuração do cluster em geral. O resultado deverá ser semelhante ao mostrado abaixo, clique em Close.

Agora olhando na guia database availability groups podemos ver que o nosso DAG já possui o servidor que acabamos de adicionar na coluna Member Servers.

Agora o próximo passo caso você não tenha feito ainda é adicionar mais membros ao DAG.

Próximos passos…

Agora com o DAG já feito devemos criar as databases, remover databases desnecessárias, testar failover e tudo mais. Nos próximos Tutoriais aqui do portal AndersonPatricio.org estaremos vendo cada um dos ítems descritos acima em detalhes.

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como criar um novo DAG no Exchange Server 2013 utilizando o EAC (Exchange Admin Center).

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.