Guia Prático: Instalando o Exchange Server 2013 RTM no Windows Server 2012

Compartilhe:

O Exchange Server 2013 RTM foi liberado há algumas horas no Technet (24-October-2012) e este guia prático vai utiizar esta versão final junto com o Windows Server 2012 RTM para fazermos a instalação de um novo Exchange Server 2013 em uma floresta que não tenha Exchange intalado, ou seja, vamos estar preparando a floresta e domínio para o Exchange Server 2013 como parte do processo.

Para os ambientes que já possuem qualquer versão anterior de Exchange este procedimento não se aplica porque para fazer a transição corretamente uma atualização deve ser feita no ambiente (ainda disponível) e depois sim o Exchange Server 2013 deve ser instalado, vamos cobrir este cenário em um Tutorial separado aqui no portal AndersonPatricio.org

Solução


Neste primeiro guia prático vamos estar instalando o Exchange Server 2013 com ambas as funções: Mailbox e Client Access.  Nosso ambiente é constituído de dois (2) controladores de domínio Windows Server 2012 no entanto os pré-requisitos para o Exchange Server 2013 são bem mais humildes (apenas floresta/dominio como 2003 já é o suficiente).

Pré-requisitos…

Antes de começarmos a instalação propriamente dita precisamos instalar os pré-requisitos. O primeiro passo é abrir o PowerShel e rodar o seguinte comando:

Add-WindowsFeature Desktop-Experience

Feito isso devemos reiniciar o servidor e baixar e aplicar os seguintes components:

  • • Donwload Microsoft filter pack 2.0
    http:/go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=191548
  • Microsoft Unified Communications Managed API 4.0, Core Runtime 64-bit
    http:/go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=260990
  • Donwload Microosft filter pack 2.0 – SP1
    http:/go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=262358

Caso você deseje seguir o passo a passo da documentação do produto (o que em ambiente de produção e altamente controlado deve ser a única saída) você pode rodar o seguinte cmdlet no PowerShell do servidor, reiniciar o mesmo e depois instalar os componentes acima para poder iniciar o setup.

Install-WindowsFeature AS-HTTP-Activation, Desktop-Experience, NET-Framework-45-Features, RPC-over-HTTP-proxy, RSAT-Clustering, RSAT-Clustering-CmdInterface, Web-Mgmt-Console, WAS-Process-Model, Web-Asp-Net45, Web-Basic-Auth, Web-Client-Auth, Web-Digest-Auth, Web-Dir-Browsing, Web-Dyn-Compression, Web-Http-Errors, Web-Http-Logging, Web-Http-Redirect, Web-Http-Tracing, Web-ISAPI-Ext, Web-ISAPI-Filter, Web-Lgcy-Mgmt-Console, Web-Metabase, Web-Mgmt-Console, Web-Mgmt-Service, Web-Net-Ext45, Web-Request-Monitor, Web-Server, Web-Stat-Compression, Web-Static-Content, Web-Windows-Auth, Web-WMI, Windows-Identity-Foundation

Rodando o setup…

Nesta primeira porção da instalação do produto o mesmo irá validar se existe algum update. Após colocarmos a mídia no drive do servidor o setup irá iniciar automaticamente, caso isso não aconteça, podemos clicar em Setup.exe que fica na raiz do DVD. Na primeira tela Check for Updates vamos clicar em Connect to the Internet and check for updates e clique Next.

Na página Downloading Updates atente para qualquer novo update, no nosso caso não há nenhuma atualização apenas clique em Next.

Iniciando o processo de instalação do Exchange Server 2013 RTM…

Agora que o processo de setup verificou que os updates o processo de instalação propriamente dito irá ser iniciado, os seguintes passos podem ser utilizados para instalarmos o primeiro Exchange Server 2013 de uma organização:

  1. Na página Introduction. Vamos ter as boas vindas do produto. Clique em Next.

  1. Na página License Agreement. Se estiver de acordo com o contrato de licença devemos clicar em I accept the terms in the license agreement e devemos clicar em Next.

  1. Na página Recommended Settings. Vamos utilizar o valor padrão que é o Use recommended settings que basicamente vai enviar feedback para a Microsoft quando este servidor encontrar algum problema e vamos clicar em Next.

  1. Na página Server Role Selection. Aqui é onde podemos escolher quais serão os papéis que este servidor irá exercer, em nosso caso este primeiro servidor terá ambos os papéis e por isso vamos selecionar Mailbox role e Client Access role e a opção Automatically install Windows Server roles and features that are required to install Exchange Server também deve estar marcada e esta opção garantir que qualquer componente do sistema operacional seja instalado como pré-requisito antes de começarmos o processo de instalação do Exchange Server 2013 RTM. Feito a escolha vamos clicar em Next.

  1. Na página Installation Space and Location. Vamos manter o valor padrão onde o Exchange será instalado e vamos clicar em Next.

  1. Na página Exchange Organization. Como estamos criando uma nova organização vamos nomear a organização e clicar em Next.

  1. Na pagina Malware Protection Settings. Vamos deixar a opção padrão de segurança que é manter o Malware Protection habilitado (perceba que a pergunta é invertida, o setup te pergunta se você quer desabilitar a funcionalidade, somente mantenha o valor padrão que é o mostrado abaixo) e clique em Next.

  1. Na página Readiness Checks. Vamos ter uma lista de todas pendencias separadas em mensagens de avisos e críticas, como instalamos tudo corretamente o processo somente avisa que não foi encontrado nenhum Exchange Server 2010 na topologia e se continuarmos não iremos poder adicionar mais servidores 2010 nesta nova organização. Vamos clicar em Install.

  1. Na página Setup Completed. O resultado no seu ambiente deverá ser similar ao da figura abaixo onde o setup foi completado com sucesso, podemos estar marcando Launch Exchange Administration Center after finishing Exchange setup para abrir automaticamente a nova console web do Exchange Server 2013 que é o Exchange Admin Center, clique em Finish. Isso é só a instalação ainda temos vários outros componentes para configurar no servidor, mas não se preocupe aqui no Portal AndersonPatricio.org estaremos criando tutoriais para todo o processo!

Primeira interação com o Exchange Server 2013 RTM…..

Se você clicou na última opção para abrir automaticamente a seguinte tela será mostrada e devemos utilizar as credenciais do Administrator para logar no mesmo. Caso você queira abrir depois, apenas use https://nomedoservidor/ecp

Estando logado no EAC (Exchange Admin Center) vamos clicar em Servers e a lista de todos os servidores da nova organização serão mostrados, como acabamos de instalar o servidor teremos apenas o próprio servidor, atente para o versionamento quando selecionando o servidor, a versão RTM é 15.0 e o Build é 516.32.

Resolvendo problemas durante a instalação…

Caso algum problema ocorra durante a instalação um bom início do seu diagnóstico do problema é acessando o diretório ExchangeSetupLogs como mostrado abaixo, ele terá os logs de todo o processo e você pode utilizar a informação para saber o que está falhando.

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como implementar o Exchange Server 2013 em um Windows Server 2012.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.