Guia Prático: Instalando o Lync Server 2013

Compartilhe:

Neste Guia Prático vamos cobrir todos os passos para a instalação do Lync Server 2013 em um Windows Server 2012.

Solução


A instalação do Lync Server 2013 é simples no entanto compreende diversos passos, este Guia Prático vai conter todos os links para Tutoriais adicionais para permitir a instalação do Lync Server 2013.

Em nível de Active Directory precisamos ter em mente alguns pré-requisitos, tais como:

  • A floresta tem que estar no modo Windows Server 2003 nativo ou superior
  • O domínio onde formos preparar para o Lync Server 2013 também precisa estar em modo Windows Server 2003 nativo ou superior

Instalando os pré-requisitos para o Lync Server 2013 Deployment Wizard

O primeiro passo é termos o Sistema Operacional suportado e estes são os requerimentos para instalar o Lync Server 2013:

  • Windows Server 2008 R2 com SP1 ou superior
  • Windows Server 2012

Neste Guia Prático vamos estar instalando no Windows Server 2012. Após colocarmos a mídia do Lync Server 2013, ou executar o Setup que pode ser encontrado em Setupamd64Setup.exe.  A seguinte mensagem sobre o Visual C++ 2012 será mostrado caso o mesmo não esteja instalado (e provavelmente não vai estar) clique em Yes para fazer a instalação do mesmo.

A próxima tela será onde iremos instalar os componentes do Lync Server 2013 (por padrão é C:Program FilesMicrosoft Lync Server 2013), vamos deixar os valores padrão e vamos clicar em Install.

O contrato de licença será mostrado e após a leitura do mesmo, devemos selecionar I accept the terms in the lciense agrément e depois clicar em OK.

Feito isso o Lync Server 2013 Deployment Wizard será mostrado e a partir deste ponto podemos começar a preparar o ambiente e também instalação do Lync Server 2013.

Instalando os pré-requisitos para o Lync Server 2013 Server

Como estaremos instalando o Lync em apenas um servidor vamos fazer a preparação do Active Directory no mesmo servidor para facilitar o processo e para isso precisamos instalar as ferramentas de administração do Active Directory que são um pré-requisito para tal processo.

Devemos colocar a mídia do Windows Server 2012 (em nosso exemplo aqui D:) e executar o seguinte cmdlet no prompt do PowerShell:

Add-WindowsFeature RSAT-ADDS, Web-Server, Web-Static-Content, Web-Default-Doc, Web-Http-Errors, Web-Asp-Net, Web-Net-Ext, Web-ISAPI-Ext, Web-ISAPI-Filter, Web-Http-Logging, Web-Log-Libraries, Web-Request-Monitor, Web-Http-Tracing, Web-Basic-Auth, Web-Windows-Auth, Web-Client-Auth, Web-Filtering, Web-Stat-Compression, Web-Dyn-Compression, NET-WCF-HTTP-Activation45, Web-Asp-Net45, Web-Mgmt-Tools, Web-Scripting-Tools, Web-Mgmt-Compat, Desktop-Experience, Telnet-Client, BITS -Source D:sourcessxs

O resultado do comando acima é mostrado na figura abaixo, após rodar o mesmo devemos reiniciar o servidor antes de partirmos para o próximo passo.

Após reinicializarmos o servidor precisamos adicionar uma funcionalidade que é o Windows Indentity Foundation 3.5 antes de continuarmos no passo seguinte.

Depois de reiniciarmos o servidor já teremos o Lync Server 2013 Deployment Wizard disponível na seção Start do servidor. Vamos executá-lo e clicar em Prepare Active Directory.

Preparando o Active Directory

Agora que já temos tudo pronto para preparação do Active Directory teremos vários passos a seguir como mostrado abaixo, para cada um dos passos temos um Tutorial aqui do portal.

Estando na tela acima o leitor deve seguir os seguintes passos para completar a preparação do Active Directory:

Um último passo é adicionar o usuário como administrador do Lync e para tanto devemos adicionar um ou mais usuários ao grupo CSAdministrator e em nosso Tutorial vamos começar somente com o usuário Administrator fazendo parte de tal grupo. Com isso o mesmo poderá utilizar a console web do produto.

Agora que já preparamos o Schema, Floresta e Domínio podemos clicar em Back no Lync Server 2013 Deployment Wizard e teremos a tarefa de Prepare Active Directory como completa como mostrado na figura abaixo.

Preparando o primeiro servidor Lync Server 2013…

O primeiro servidor do Lync Server 2013 irá ter a CMS (Central Management Service) e devemos rodar somente no primeiro servidor. Para preparamos o primeiro servidor devemos seguinte o seguinte Tutorial:

Depois de instalado o componente CMS devemos clicar em Install Administrative Tools e isto nos dará as ferramentas necessárias para desenharmos nossa solução Lync (mesmo sendo apenas um servidor).

Criando e Publicando a Topologia inicial…

Agora que já temos o ambiente preparado, ferramentas e CMS instalados, temos que criar a topologia e publicar para então podermos fazer finalmente a instalação do Lync Server 2013. No seguinte Tutorial mostramos como fazer este processo.

Instalando o Lync Server 2013..

Finalmente chegamos na instalação do produto propriamente dita e para tanto vamos clicar em Install or Update Lync Server System e teremos mais uma lista de tarefas a serem feitas para completarmos a instalação do produto, a página que utilizaremos como ponto inicial desta seção é mostrada abaixo.

 

Em ordem de finalizar a instalação do Lync Server 2013 devemos efetuar os seguintes Tutoriais aqui do portal:

Agora o último passo (eu prometo que agora é o último de verdade!) é abir o https://admin. assim como definimos no certificado e que já deve estar no seu DNS e após digitar a senha o Lync Server 2013 Control Panel será mostrado, assim como na Figura abaixo. E a partir desta interface iremos fazer boa parte da administração diária do servidor.

E com isso terminamos nossa jornada de implementação do Lync Server 2012, eu espero que tenha sido tão legal para você quando foi para mim escrever este Guia Prático. Fique ligado no portal que teremos diversos outros Tutoriais sobre o mundo de Unified Communications da Microsoft sendo publicados semanalmente.

Conclusão


Neste Guia Prático mostramos todos os passos para a instalação do Lync Server 2013 Standard em um Windows Server 2012.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.