Habilitando a funcionalidade de Recycle Bin do ADDS no Windows Server 2012

Compartilhe:

AP3007 – Habilitando a funcionalidade de Recycle Bin do ADDS no Windows Server 2012

Autor: Marcelo Vighi / Anderson Patricio Publicação: 10-October-2012 Este tutorial se aplica a: Windows Server 2012

Conforme já publicamos aqui em outros artigos, a funcionalidade de Recycle Bin do Active Directory foi introduzida no Windows Server 2008 R2 e trouxe muitos benefícios para os administradores do Active Directory, pois com essa funcionalidade podemos restaurar objetos deletados sem maiores dificuldades e sem a necessidade de execução de um authoritative restore como era necessário nas versões anteriores.

Acontece que no Windows Server 2008 R2 existe certa complexidade nos procedimentos para ativação e utilização desta funcionalidade, pois requer que os mesmos sejam realizados somente através de linhas de comando complexas e extensas no powershell.

No Windows Server 2012 essa funcionalidade recebeu muitas melhorias, dentre elas destaco o Active Directory Administrative Center que é uma plataforma totalmente gráfica onde podemos realizar a ativação, bem como a recuperação dos objetos deletados de maneira fácil e prática.

Solução


Neste tutorial mostraremos como realizar a ativação da funcionalidade de Recycle Bin do AD no Windows Server 2012 através da plataforma gráfica.

Verificando o nível funcional da floresta e domínio Active Directory

Antes de ativarmos a funcionalidade de Recycle Bin do AD no Windows Server 2012 temos que garantir que o nível funcional da nossa floresta e domínio sejam Windows Server 2008 R2 ou superior. Para isto usaremos o Active Directory Administrative Center. Abra o Server Manager e clique em Tools, logo após clique no Active Directory Administrative Center conforme figura abaixo:

Clique com o botão direito sobre o seu domínio e escolha a opção Raise the forest functional level…

OBS.: Verifique se o nível funcional da sua floresta está configurado para Windows Server 2008 R2 ou superior. Caso não esteja configure o nível funcional da floresta e domínio para tal.

 

Após garantir que estamos no nível funcional certo, iremos selecionar o nosso domínio no painel esquerdo do Active Directory Administrative Center, e iremos clicar com o botão direito sobre o domínio e escolher a opção Enable Recycle Bin.

 

Importante! Para executar essa atividade é necessário estar logado com uma conta que seja membro do grupo Enterprise Admins. Também é fortemente recomendado que se execute esse procedimento no Domain Controller que possui as FSMOs de Domain Naming Master Role e/ou Schema Master.

Logo após aparecerá uma tela perguntando se você deseja realmente realiza essa ativação e que essa ativação não poderá ser desfeita, para ativarmos clicamos em OK.

Na próxima tela seremos avisados que a funcionalidade de Recycle Bin está sendo ativada para a sua floresta, porém devemos esperar que a funcionalidade de Recycle Bin seja replicada para todos os DCs da floresta antes de podermos utiliza-la. Clique em OK.

Após o término da replicação das configurações da Recycle Bin você deverá efetuar um Refresh na tela do Active Directory Administrative Center e então deverá ser mostrado o novo container chamado Deleted Objects conforme mostrado na figura abaixo.

Conclusão


Mostramos neste tutorial como realizar a ativação da funcionalidade de Recycle Bin no Active Directory do Windows Server 2012 utilizando a plataforma gráfica do Active Directory Administrative Center.

Neste espaço você pode utilizar sua rede social preferida para adicionar dicas e/ou qualquer informação adicional para ajudar a comunidade relacionado a este Tutorial.

 

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.