Como desativar todas as contas de uma Organization Unit structure

Compartilhe:

Em alguns casos, o administrador deve desativar todas as contas de uma Organization Unit específica. Podemos abordar esta tarefa de ambos, Active Directory Users and Computers ou usando PowerShell.

 

Solução


O primeiro método é o mais simples, que é usando Active Directory Users and Computers, basicamente selecionamos um ou mais usuários que queremos desativar, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, Disable Account, conforme descrito na imagem abaixo. Isso funciona bem quando temos todos os usuários na mesma OU, no entanto, em alguns casos, temos muitos de sub-OUs e isso dificulta a desativação de muitos usuários ao mesmo tempo.

image

Depois de pedir para desativar a conta, uma caixa de diálogo será exibida informando que todos os objetos foram desativados.

Screen Shot 2017-05-07 at 11.00.22 AM

Usando PowerShell…

Caso tenhamos várias Organization Units abaixo e queremos desativar todas as contas, o PowerShell é a melhor abordagem. Basicamente, podemos começar por listar todos os usuários de qualquer OU usando a seguinte linha de comando. Certifique-se de substituir o SearchDN com o seu domínio / localízação OU / informação.

Get-ADUser –SearchBase “OU=OUName,dc=domain,dc=local” –Filter *

image

Para desativar as contas, basta adicionar | Disable-ADAccount  ao final, e isso irá garantir que todas as contas em todas as Organization Units estejam desabilitadas.

Get-ADUser –SearchBase “OU=OUName,dc=domain,dc=local” –Filter * | Disable-ADAccount

Screen Shot 2017-05-07 at 10.58.31 AM

Como encontro meu distinguished name para entrar no parâmetro SearchBase?

Você pode criar esse caminho por conhecer a localização, mas, se não tiver certeza, há uma maneira fácil. Usando Active Directory User and Computers, clique em View e, em seguida, clique em Advanced Features.

image

Depois disso, clique com o botão direito na Organization Unit desejada, clique na guia Attribute Editor e, em seguida, clique duas vezes em distinguishedName e copie o conteúdo que está sendo exibido na caixa de diálogo.

image

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.