Hyper-V no Windows 10 – Instalação e configurações iniciais

Compartilhe:

O Hyper-v no Windows 10 é uma funcionalidade que podemos estar habilitando para poder utilizar virtualização. Neste Tutorial vamos mostrar como habilitar a funcionalidade, gerenciar o Hyper-V e abordar duas configurações iniciais importantes: definir o local padrão para as novas VMs e a parte de rede.

Vamos estar usando tanto a interface gráfica como o Windows PowerShell para configurar estas configurações iniciais.

Solução


O processo de instalação é semelhante as versões anteriores, mas para garantir que estamos todos na mesma página vamos mostrar passo a passo o processo. Primeiramente, vamos clicar com o botão direito no botão Start e depois vamos clicar em Programs and Features.

image

Na nova página do painel de controle, vamos clicar em Turn Windows features on or off.

image

Na nova janela, vamos clicar em Hyper-V e vamos clicar em OK.

image

O processo pode demorar alguns instantes, aguarde o processo ser completado, e o mesmo irá pedir para reiniciar o computador. Após o reinício já teremos o Hyper-V disponível para utilização.

image

Gerenciando o Hyper-V no Windows 10…

Após o reinício do Windows 10, podemos abrir o Hyper-V Manager utilizando a interface gráfica abaixo, vamos abordar dois pontos iniciais importantes para qualquer novo Hyper-V na próxima seção.

image

Uma outra forma é utilizando o Windows PowerShell, no exemplo abaixo listamos as propriedades do host atual, e também listamos alguns pontos importantes da saída do cmdlet Get-VMHost | fl tais como: número de processadores lógicos, memória do host e também local onde as VMs serão armazenadas por padrão.

Nota: Dependendo das configurações de UAC e permissões do usuário atual, para podermos listar as VMs e outros recursos do Hyper-V precisamos abrir o Windows PowerShell como administrator.

image

Configurações Iniciais…

Umas das configurações iniciais é onde vamos armazenar por padrão as VMs, para configurarmos isto via interface gráfica, devemos clicar em Hyper-V settings localizado na tela inicial. Feito isso devemos definir o diretório na opção Virtual Hard Disks e Virtual Machines, e o resultado final será semelhante ao mostrado abaixo.

image

Como configurar a mesma coisa utilizando Powershell? Super simples, usando o cmdlet que usamos acima, vamos trocar o mesmo caminho e validar o resultado, todo o processo é mostrado na figura abaixo:

Set-VMHost -VirtualHardDiskPath C:\ITLAB -VirtualMachinePath C:\ITLAB

Get-VMhost | Select VirtualHardDiskPath,VirtualMachinePath

image

Um outro ponto inicial importante é a configuração da rede para as novas VMs, clicando em Virtual Switch Manager o administrador pode criar um novo Virtual Switch que poderá ser associado a(s) VM(s) e com isso proporcionar acesso a rede. Um Virtual Switch pode ser basicamente privado (somente para VMs rodando neste host), interno (para VMs e o host se comunicarem via rede, mas sem acesso à redes físicas) e externo onde podemos associar uma placa de rede e a VM terá acesso como o computador em questão.

Como estamos rodando no Windows 10 e sempre é interessante ter acesso a internet da VM, a sugestão é criar um do tipo externo e para isso devemos selecionar External e depois clicar em Create Virtual Switch

image

Na nova janela, devemos basicamente associar um nome e definir a placa física de rede que será utilizada, no exemplo abaixo estaremos usando a placa wireless do computador em questão (é uma estação de trabalho e não um servidor). Após clicar em OK uma caixa de diálogo informando que a rede pode ser interrompida durante a configuração será mostrada, clique em YES e aguarde o processo terminar.

image

O que acontece com as redes no sistema operacional, o Hyper-V irá criar uma interface virtual chamada vEthernet (Nome do vSwitch) e uma conexão bridge para suportar a rede, o processo do antes (Before) e depois (after) é mostrado na figura abaixo.

image

Utilizando Powershell é um pouco mais complicado porque precisamos de mais variáveis para criar o cmdlet para criar a rede, mas o processo não é difícil. Primeiramente precisamos saber os nomes dos adaptadores de rede e para isso usamos o cmdlet abaixo:

Get-NetAdapter

image

Com o nome da placa de rede (em nosso caso Ethernet), precisamos rodar o comando abaixo onde definimos o nome da nova rede e também configuramos o AllowManagementOS que permite que esta nova rede seja utilizada para gerenciamento do host (hyper-V no Windows 10).

New-VMSwitch -Name vSwitch2 -NetAdapterName “Ethernet” -AllowManagementOS $True

image

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como instalar o Hyper-V no Windows 10 e fazer a configuração inicial básica o que inclui rede e local para as novas VMs.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.