Instalando Hyper-V management Tools com Failover Cluster

Compartilhe:

Adicionando as ferramentas de gerenciamento do Hyper-V para permitir o gerenciamento de VMs através do Failover Cluster Manager.

Solução


Quando gerenciando VMs em um Failover Cluster Manager podemos ter a tela de erro abaixo, onde podemos ver todas as VMs sendo esecutadas, no entando não podemos gerenciar as mesmas. A mensagem de erro é The Hyper-V role management tools are not installed.

image

Felizmente a solução para este erro é simples, no servidor em questão devemos instalar a Feature Hyper-V Management Tools e de preferências ambas as opções abaixo (que inclui a interface gráfica que precisamos e também as extensões para PowerShell que podemos estar utilizando no futuro ).

image

Após instalado a funcionalidade, feche qualquer sessão existente do Failover Cluster Manager e abra novamente. Agora quando clicamos com o botão direito em uma VM temos diversas opções e entre elas Settings como mostramos na figura abaixo.

image

E na nova janela podemos gerenciar todos os aspectos da VM.

image

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como adicionar as ferramentas de administração do Hyper-V em um servidor com o Failover Cluster instalado com isso permitimos ao administrador o gerenciamento de VMs pela mesma interface gráfica.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.