Instalando o Lync Monitoring Server

Compartilhe:

Neste Tutorial vamos mostrar como implementar o Lync Monitoring Server em um novo servidor.

Solução


O Servidor de Monitoração do Lync (Monitoring Server) permite coletar dados que ajudam a mensurar a qualidade do objeto multimedia na rede e clientes e também quantifica em números informações de uso de IM, AV e VoIP, reuniões, compartilhamento de aplicações, transferência de arquivos e etc.

O pré-requisito básico é já ter um ambiente rodando o Lync Server mesmo que seja somente um servidor Standard. Fora isso um servidor com o Microsoft SQL Server e Reporting Services instalado se faz necessário.

Instalação do SQL e Reporting Services..

O processo de instalação do SQL não será coberto neste Tutorial mas o processo pode ser feito somente os valores padrão do produto são suficiente para subir o servidor. Na hora da parte de configuração de segurança adicione o usuário Administrator e/ou usuário atual durante o processo, esta é a única configuração não padrão.

Atualmente a seguintes verões de SQL são suportadas: SQL Server 2008 Enteprise e Standard com Service Pack 1 ou SQL 2005 Standard/Enteprise com Service Pack 3.

Adicionar os pré-requisitos no(s) Front-End Server(s) e Monitoring Server

Antes de começarmos a implementação propriamente dita do produto precisamos instalar duas features em todos os Front-End e Monitoring do ambiente que são: Message Queuing Server e Directory Service Integration.

Instalando o Lync Monitoring Server

Adicionando um servidor de Monitoring na Topologia existente…

Primeiro passo é abrir o Lync Topology Builder e ir até SQL Stores, e adicionar o servidor SQL que acabamos de configurar como mostrado na figura abaixo.

Agora que já temos um SQL e Reporting Services instalado no mesmo servidor que será o Monitoring Server podemos adicionar o SQL separadamente ou durante o assistente de criação do Monitoring Server.

Instalando o Lync Monitoring Server

Agora podemos ir até o item Monitoring Servers e podemos dar um clique com o botão direito e depois devemos clicar em Define New Monitoring Server.. e devemos colocar o nome completo do computador que será o servidor de Monitoring, como mostrado na figura abaixo.

Instalando o Lync Monitoring Server

Na págian Define the SQL Store, podemos escolher da lista visto que já adicionamos no passo anterior basta selecionar da lista. Caso não tenha adicionado ainda a segunda opção é o caminho a ser seguido. Clique em Next.

Instalando o Lync Monitoring Server

Na página Associate Front End Pools selecione quais os servidores Front End que serão associados a este novo Monitoring Server e clique em Finish.

Instalando o Lync Monitoring Server

Hora de publicar a topologia, durante o processo a página mostrada abaixo será mostrada o administrator tem a chance de instalar a mesma durante a publicação ou se a mesma não for marcada pode ser instalada durante a instalação do servidor propriamente dito.

Instalando o Lync Monitoring Server

Depois de atualizado a topologia podemos verificar nas propriedades do Front End que agora o mesmo é associado ao novo Monitoring Server como mostrado na figura abaixo.

Instalando o Lync Monitoring Server

Instalando o Monitoring Server…

As tarefas desta seção devem ser feitas no servidor que será o Monitoring Server que já deve ter o SQL e Reporting Services instalados neste ponto.

Devemos instalar o .Net Framework Feature e rodar o Lync Deployment Wizard e na primeira página devemos clicar em Install or update Lync Server System e na página seguinte devemos clicar na primeira seção que é Install Local Configuration Store e devemos clicar em Run.

Nota: Durante os processos mostrados abaixo sempre preste atençã no resultado mostrado na última página de cada assistente e se algum error ocorrer verifique a mensagem de erro e solucione o problema antes de partir para o próximo passo.

Instalando o Lync Monitoring Server

O procedimento é bem simples, só devemos clicar em Next e Finish.

Voltando para a mesma página mostrada anteriormente devemos clicar no Run da seção Setup or Remove Lync Server Components e novamente devemos apenas clicar em Next e Finish.

Feito isso o terceiro passo será automaticamente marcado como completo visto que o Monitoring Server não precisa certificado, devemos clicar no Run da quarta seção que é chamada de Start Services e clicar em Next e Finish.

Instalando o Lync Monitoring Server

Com isto temos o servidor de Monitoring instalado o próximo passo é instalar os relatórios.

Adicionando os relatórios ao Monitoring Server..

Vamos criar uma conta de serviço chamada svc.sql para este Tutorial no Active Directory. Feito isso na página inicial do Lync Deployment Wizard devemos clicar em Deploy Monitoring Server Reports

Instalando o Lync Monitoring Server

Na primeira página do assistente, devemos selecionar o Monitoring Server e devemos clicar em Next.

Instalando o Lync Monitoring Server

Na página Specify Credentials, vamos utilizar a conta que criamos para este fim, em nosso exemplo a conta é svc.sql, depois devemos clicar em Next.

Instalando o Lync Monitoring Server

Na página Specify Read-Only Group, vamos utilizar o grupo já existente para este fim que pode ser o RTCUniversalReadOnlyAdmins e vamos clicar em Next.

Instalando o Lync Monitoring Server

Na página Executing Commands. O progresso do setup será mostrado em tempo real vamos aguardar as tarefas serem completadas e vamos clicar em Finish. Qualquer erro neste processo pode ser analisado na janela atual.

Instalando o Lync Monitoring Server

Agora o passo final é acessar o novo servidor através de um browser utilizando http://<NomedoServidor>/ReportServer e os relatórios de monitoramento do Lync estarão disponíveis como mostrado abaixo.

Instalando o Lync Monitoring Server

Além dos relatórios temos também o Dashboard onde um resumo do mes ou da semana é mostrado e permite ao administrador do Lync saber o que está se passando relacionado a utilização em números o que ajuda não só a parte técnica como também o negócio a entender onde o Lync ajuda no dia a dia.

Instalando o Lync Monitoring Server

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como fazer a instalação do Monitoring Server do Lync Server 2010 e carregar os relatórios para o mesmo. Este servidor é essencial para mensurar a utilização do Lync Server em uma organização como também ajudar em relatórios sobre a qualidade da multimedia sendo utlizado pelo Lync.

Written by Anderson Patricio

Instalando o Lync Monitoring Server

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.

Instalando o Lync Monitoring ServerInstalando o Lync Monitoring Server