Migrando o DHCP entre servidores

Compartilhe:

Em algum momento na vida de um administrador de redes, será necessário realizar uma migração de um servidor DHCP.

Seja algum projeto, uma instalação temporária, uma atualização de sistema operacional.

Neste artigo, iremos verificar os passos necessários para migrar a função DHCP entre servidores, com o menor esforço administrativo.

Solução


Levando-se em consideração a necessidade de se migrar um servidor DHCP, com todos os escopos criados, todos os leases concedidos, além de todas as reservas realizadas, em muitas pesquisas, serão apresentadas diversas formas para realização desta tarefa: Fazendo o backup e restore do banco, utilizando diversos comandos via Powershell, entre outros.

Uma forma mais simples, e que terá menor esforço administrativo, é, através de linha de comando, exportar as configurações do servidor de origem, e também por linha de comando, importar no novo servidor. Pós esta atividade, é só autorizar o novo servidor DHCP na rede.

1 – No servidor de origem, abra o prompt de comando, com elevação de credenciais e digite a linha a seguir: “netsh dhcp server export C:\dhcp.txt all”

image

Será gerado um arquivo dhcp.txt com todos os dados de configuração:

image

2 – Copie o arquivo exportado para o novo servidor, e com um prompt elevado, digitar o seguinte comando: “netsh dhcp server import c:\dhcp.txt all”

image

Analisando a imagem abaixo, temos o novo DHCP com os escopos mantidos:

image

3 – Agora é necessário ativar (Authorize) o DHCP:

image

E claro, dependendo do seu ambiente, realizar as “amarrações” necessárias com switches.

Conclusão


Neste artigo, apresentamos uma forma de migração de servidores DHCP, mantendo escopos, leases e reservas, de uma forma que gere o menor esforço administrativo.

Written by Luiz Bezerra

Luiz Bezerra

Luiz Bezerra é MCSA Windows Server 2012, MCT, ITIL e ISO 20.000, Administrador de Redes Microsoft, com foco em Planejamento, Implementação e Suporte a ambientes Windows.