Move mailbox no Exchange 2007

Compartilhe:

AP812 – Move mailbox no Exchange 2007

Autor: Anderson Patricio / Alexandre Nakano Publicação: 24/julho/2006

O Exchange Server 2007 possui duas entidades de administração Exchange Management Shell e Exchange Management Console, ambos permitem a manipulação de objetos e configurações, sendo que via Shell há mais possibilidades porque conseguimos visualizar todos atributos de cada objeto. E para a movimentação de mailboxes não é diferente, vamos mostrar neste tutorial como mover uma caixa de um database para outra e o mesmo procedimento pode ser utilizado entre servidores que detenham a função de Mailbox Server.

Solução


Para movermos uma caixa através do Exchange Management Console, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Expandir Recipient Configuration
  3. Clicar em Mailbox selecionar o usuário que desejamos mover (em nosso exemplo o nosso amigo Alexandre Nakano)
  4. Na Toolbox Actions devemos clicar em Move Mailbox…

  1. Introduction. O assistente já nos pergunta para qual servidor, Storage Group e database que desejamos mover o usuário selecionado, em nosso caso vamos mover uma database no mesmo servidor chamada base01. Feito isto devemos clicar em Next.

  1. Move Options. Opções da movimentação de mailboxes, se encontrar algum erro devemos informar o que o assistente deverá fazer em nosso caso, encontrando alguma falha não faça o Move Mailbox. Podemos escolher para ele continuar movento até um número X de ítens corrompidos que seria a opção abaixo (Skip the corrupted messages), devemos clicar em Next

  1. Move Schedule. Desejamos mover agora então marcamos Immediately ou ainda podemos agendar este move clicando na opção abaixo. O assistente também nos dá uma opção de cancelar esta tarefa se ela permanecer ativa por X horas (Cancel tasks that are still running after (hours)). Devemos clicar em Next.

  1. Move Mailbox. Parâmetros que serão utilizados pelo cmdlet de move mailbox. Devemos clicar em Move.

  1. Completion. Resultado do cmdlet (Move-Mailbox) informando que foi movido com sucesso.

Conclusão


Neste tutorial mostramos como mover uma mailbox em um servidor com Exchange Server 2007 para uma outra database ou ainda outro servidor com a mesma regra.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.