OCS 2007 R2: Preparando o Schema através da linha de comando

Compartilhe:

AP1132 – OCS 2007 R2: Preparando o Schema através da linha de comando

Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues / Emerson Moraes Publicação: 01/Dezembro/2009

Neste tutorial vamos mostrar como preparar o schema para o OCS 2007 R2 utilizando o utilitário LCSCMD. Em alguns ambientes é interessante fazer a preparação via linha de comando direto na máquina que possui o Schema Master da rede, que pode estar num site distante e depois a instalação do OCS na máquina onde o mesmo será instalado. Este tipo de prática é comum onde o administrador responsável pelo Schema não é o mesmo do OCS.

Tutoriais relacionados:

AP1120 -  Guia Prático de implementação do OCS 2007 R2

AP148 – Instalando o Support Tools

AP1121 – OCS 2007 R2: Preparando o Schema do Active Directory

Solução


Neste tutorial vamos preparar o Schema para o OCS 2007 R2 diretamente na máquina que é o Schema Master do Active Directory, para tanto vamos descobrir qual é o servidor que possui esta FSMO e também se o usuário que estamos utilizando pertence ao grupo correto.

Estamos utilizando o Windows Server 2008, caso o comando abaixo não funcione no seu ambiente (netdom) é porque você está rodando num Windows Server 2003 e o mesmo não é instalado por padrão, para instalar tal aplicativo você deverá instalar o Support Tools no sistema operacional.

Validando Schema, Server e Grupos..

Para descobrirmos quem é o Schema Master da floresta devemos rodar o comando: netdom query fsmo. Depois para confirmarmos que estamos no servidor correto vamos rodar o comando hostname com isto garantimos que o Schema master é o SRV-AD em nosso exemplo e que estamos na máquina correta.

Próximo passo é verificar se temos as permissões necessárias para isto vamos rodar o comando net user <usuário corrente> /domain e precisamos ter o grupo Schema Admins listado.

Preparando o Schema…

Agora precisamos colocar o cd do OCS 2007 R2 no Schema Master, e devemos utilizar o command prompt e ir até o diretório SetupAmd64 da mídia trial ou ainda procurar pelo aplicativo lcscmd.exe. Feito isso devemos utilizar a seguinte syntax: lcscmd /Forest /Action:SchemaPrep, como mostrado na figura abaixo.

Podemos abrir o arquivo HTML mostrado na saída do comando anterior ele trará todos os detalhes da operação que acabamos de efetuar.

Validando a preparação do Schema

Além do log gerado no processo acima, podemos estar validando a qualquer momento se o Schema foi preparado para o OCS 2007 R2, executando o comando LCScmd /Forest /Action:CheckSchemaPrepState, lembrando que se o computador nao tiver o OCS installado tem que rodar a partir do cd de instalação do produto. A validação irá gerar um HTML com os detalhes.

Para abrir o HTML basta irmos até o caminho indicado na saída do comando anterior e abrir no Internet Explorer, e os detalhes poderão ser conferidos e validados.

Troubleshooting..

A grande maioria dos erros é relacionado ao Schema Master inoperante ou ainda relacionado a permissões. Aqui mais algumas dicas que podem ajudar em caso de problemas:

  • Valide o arquivo HTML ele trará detalhes sobre o process e pode te apontar para onde está o erro
  • Se adicionaste o usuário atual ao Grupo Schema Master, um logoff e um logon é necessário.
  • Uma configuração remota de registry pode estar habilitada no Schema Master, este Microsoft KB pode te ajudar no processo: http://support.microsoft.com/kb/314837

Conclusão


Com este tutorial base mostramos como preparar o schema através da linha de comando no OCS 2007 R2.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.