Recuperando uma mailbox excluída usando EAC e Recycle Bin

Compartilhe:

Neste Tutorial vamos mostrar como podemos recupear uma mailbox excluída no Exchange Server 2013 utilizando o recurso de Recycle Bin do Windows Server 2012. Antes de executarmos este Tutorial nós preparamos o nosso domínio para suportar o recurso de lixeira do Windows Server 2012.

Solução


Para mostrar a funcionalidade, vamos abrir o EAC (Exchange Admin Center) e vamos selecionar a caixa de um usuário qualquer, em nosso Tutorial o cobaia será o usuário Anderson Patricio e vamos clicar no ícone de exclusão e vamos clicar em Delete o que significa que a caixa como também o objeto do Active Directory serão removidos.

Uma confirmação se fará necessária, vamos clciar em yes para confirmar a remoção do usuário.

Recuperando o objeto excluído…

Vamos abrir o ADAC (Active Directory Administrative Center) a partir do Server Manager, como mostrado na figura abaixo.

Dentro do ADAC, vamos ir até o container Deleted Objects e uma lista de todos os objetos excluídos nos últimos 60 dias (este é o limite padrão) serão mostrados, vamos clicar no usuário que acabamos de excluir e vamos clicar em Restore

Testando o processo de recuperação de usuário…

Primeiro passo é olharmos os atributos do usuário que foi recuperado, como podemos ver todas informações do Exchange parecem corretas, um bom índicio são os valores do homeMDB e homeMTA.

O processo é tão transparente que o usuário que foi recuperado pode logar com a mesma senha que ele utilizava antes da remoção e terá acesso a caixa postal tranquilamente, como mostrado na figura abaixo.

Nota: Caso o usuário não consiga se logar no Exchange o administrador pode sempre tentar reconectar a caixa, e teremos um Tutorial exclusivo sobre este processo aqui no portal AndersonPatricio.org, mas deve ser usado somente se o procedimento aqui descrito não funcionar.

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como recuperar uma conta removida no Exchange Server 2013 através do recurso de Recycle Bin que foi introduzido no Windows Server 2008 R2 e que foi aprimorado no Windows Server 2012.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.