Removendo um domínio no Office 365 usando o PowerShell

Compartilhe:

A remoção de um domínio no Office365 / EOP exige que todas as contas associadas a esse domínio sejam transferidas para um domínio válido e o administrador deve verificar vários detalhes. Eu escrevi um artigo para o Techgenix (antigo MSExchange.org) com todas as etapas que devem ser validadas, você pode verificar isso usando este link here, no entanto, o foco foi remover o domínio usando o Office 365 Admin, onde todas as validações são feitas antes de remover o domínio.

Solução


No tutorial de hoje, vamos usar uma abordagem grosseira, onde não iremos realizar toda a validação para reorganizar os objetos para um novo domínio, mas, em vez disso, vamos remover o domínio. Tenha em mente que este  é o último recurso, e sempre devemos tentar usar o método descrito no artigo do Techgenix.

Para início, estamos tentando remover primeiro usando o Office 365 Admin Center e, como esperado, a mensagem de erro informando que os usuários que usam esse domínio serão exibidos.

image

Podemos remover o domínio sem validação usando o PowerShell, primeiro vamos nos conectar no Office 365 Service ao abrir o Microsoft Azure Active Directory Module para Windows PowerShell, e depois disso nos conectaremos no serviço executando o seguinte cmdlet. Uma janela de autenticação será exibida, insira suas informações para se conectar ao Office365.

Connect-MSOLService

Depois disso, listaremos os domínios disponíveis no inquilino.

image

Para remover o domínio ITPROCentral.com, devemos usar o seguinte cmdlet e confirmar quando solicitado. Depois, vamos listar os domínios novamente para garantir que o domínio tenha sido removido corretamente.

Remove-MSOLDomain –DomainName ITPROCentral.com

image

O processo para remover um domínio usando o PowerShell é simples e poderoso, no entanto, ele deve ser feito como último recurso e em um ambiente controlado.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.