Usando Guest Services para copiar arquivos do host para uma VM

Compartilhe:

Usando o Guest Services um administrador pode copiar arquivos que estão localizado no sistema de arquivos do host (Hyper-V) para a VM sem utilização da rede. Este recurso é útil e facilita o tempo para administrar arquivos, por exemplo: para mandar um instalador para uma VM o administrador não precisa mais acessar a VM pela rede, ou ainda logar na VM para puxar o arquivo e etc.

Solução


Para testarmos esta funcionalidade podemos escolher um arquivo na máquina host (meu host é um Windows 10) e vamos colocar o arquivo iometer.zip no diretório C:\Temp como mostrado na figura abaixo.

image

Agora vamos abrir o Windows PowerShell como administrador e o primeiro passo é identificar qual vai ser a VM que irá receber o arquivo, uma forma fácil de listar as VMs é rodando o seguinte cmdlet:

Get-VM

Feito isso temos que validar se o componente Guest Services do Integration Services está  habilitado, por padrão ele não é habilitado, podemos verificar se o mesmo está habilitado usando o seguinte cmdlet:

Get-VMIntegrationService <nome-da-VM>

image

Para habilitarmos os serviços de integração de uma VM podemos estar utilizando este Tutorial aqui do portal AndersonPatricio.org: http://www.andersonpatricio.org/gerenciando-VM-Integration-Services

Agora com o serviço já habilitado, podemos verificar a unidade C:\ da VM, conforme mostramos na figura abaixo.

image

O processo de cópia é simples, basta rodarmos os seguinte cmdlet, o resultado é mostrado também na figura abaixo.

Copy-VMFile <VM> –SourcePatch <caminho-local-Hyper-V> –DestinationPath <caminho-local-VM> –CreateFullPath –FileSource Host

image

O resultado será o arquivo aparecendo na VM conforme podemos configurar na figura abaixo.

image

Resolvendo o problema: “Failed to initiate copying files to the guest”

Se o cmdlet retornar este erro é porque o componente não foi habilitado, conforme descrevemos na seção anterior. Para gerenciar o componente utilize o seguinte Tutorial: http://www.andersonpatricio.org/gerenciando-VM-Integration-Services

image

Conclusão


Neste Tutorial

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.