Usando Multi-Factor Authentication (MFA) no Microsoft Azure

Compartilhe:

Uma das maiores preocupações das empresas é a segurança da informação em um ambiente de Nuvem. Neste Tutorial vamos mostrar como habilitar o MFA (Multi-Factor Authentication) no Microsoft Azure para proteger os administradores.

Solução


Antigamente uma solução de MFA precisaria hardware e serviços adicionais na infra-estrutura, atualmente com o Microsoft Azure o processo ficou muito mais simples.

Neste Tutorial vamos garantir que todos os administradores do Microsoft Azure tenham MFA habilitado com isso aumentamos a segurança do acesso à informação e infra-estrutura no Microsoft Azure.

Habilitando MFA…

Logado no Microsoft Azure portal, faça uma procura (search) por  Azure Active Directory, e depois clique Overview, um sumário de todos os usuários e algumas opções de gerenciamento básico serão mostrados, cliqu em Classic Portal (Item 3) para irmos para o portal antigo e ai sim configurarmos o MFA.

clip_image002[6]

No portal clássico, clique em Active Directory no menu da esquerda, clique em Multi-Factor Auth Providers, e depois clique em Create a new multi-factor authentication provider.

clip_image004[6]

O MFA pode ser configurando de duas formas: por usuário e/ou por autenticação (o preço para 10 autenticações é o mesmo que um único usuário por mês). Para este artigo estaremos criando por autenticação e vamos utilizar o nome AZNA-MFAprovider e vamos associar com o diretório que já está criado.

clip_image006[6]

Configurando MFA em nível de usuário…

O próximo passo e clicar em Users, e depois em no botão Manage Multi-Factor Auth, isso nos levará para um novo portal onde podemos administrar o MFA.

clip_image008[6]

Na nova página, o adminsitrador pode pesquisar por usuários específicos, e depois de selecionar um ou mais usuários, temos a opção de Enable, clicando na mesma um pop-up será mostrado, para confirmar cliqu em Enable multi-factor auth, e uma novo pop-up irá aparecer com o resultado da operação.

Nota: Depois de habilitar o MFA para um usuário, teremos a opção Enforce e com isso podemos forçar que a autenticaçao do usuário específico seja via MFA.

clip_image010[6]

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como habilitar o MFA em nível de usuário no Microsoft Azure.

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.