Verificando o status da replicação de Controladores de Domínio

Compartilhe:

Neste tutorial vamos verificar como o administrador pode analisar a replicação de seus controladores de domínio através do utilitário repadmin.

Solução


No post Forçando a replicação do Active Directory com o repadmin, foi demonstrado como realizar a replicação entre os controladores de domínio através da ferramenta de linha de comando repadmin.

Agora, veremos como analisar a replicação entre os controladores de domínio.

Cenário: a empresa possui 2 controladores de domínio em São Paulo, 2 em uma filial no Rio de Janeiro, 2 em outra filial em Belo Horizonte, e mais 2 em uma outra filial em Curitiba.

Existem alguns fatores importantes que devem ser analisados para que a replicação ocorra sem problemas:

  • Link de Comunicação entre os Sites,
  • Volume de objetos replicados,
  • Configuração de Replicação dos Sites,
  • Entre outros.

Se por algum motivo, for detectado alguma falha de replicação entre os controladores, a ferramenta repadmin possui uma opção para rodar um sumário do status da replicação.

Neste exemplo, no servidor SRVSPODC001, abra o prompt de comando elevado, e insira o seguinte commando:

Repadmin /replsum

clip_image001

Analisando os resultados

Se o campo “largest delta” tiver resultado menor que 1 hora, e a quantidade de falhas for a igual a 0, signfica que a replicação está sendo realizada corretamente.

Se as falhas forem maiores do que 0, é necessário uma investigação para se analisar a causa raiz (que pode ser falha do link, base de dados corrompidos, etc).

No exemplo acima, não existiram erros de replicação em todas as tentativas listadas, e os tempos de replicação foram satisfatórios.

Conclusão


Neste tutorial mostramos como utilizar a ferramenta repadmin para analisar o status da replicação entre controladores de domínio. Lembrando que esta ferramenta possui diversos outros parametros que podem ser utilizados na resolução de problemas de replicação entre DC´s.

Written by Luiz Bezerra

Luiz Bezerra

Luiz Bezerra é MCSA Windows Server 2012, MCT, ITIL e ISO 20.000, Administrador de Redes Microsoft, com foco em Planejamento, Implementação e Suporte a ambientes Windows.