Windows Server 2012 – Explorando o Server Manager

Compartilhe:

AP3001 – Windows Server 2012 – Explorando o Server Manager

Autor: Anderson Patricio Publicação: 15-September-2012 Este tutorial se aplica a: Windows Server 2012 RTM

Neste tutorial vamos explorar o Server Manager que foi aperfeiçoado para esta nova versão do Windows Server e agora se torna o ponto principal para gerenciar o servidor ou ainda um conjunto de servidor e também facilita o trabalho do administrador onde grande parte das opções estão há alguns cliques distantes do servidor.

Solução


A tela principal do novo Server Manager é a primeira coisa a ser mostrada após a instalação do Windows Server 2012 e também é de fácil acesso porque é o primeiro botão da esquerda na barra de tarefas. O Server Manager possui 3 ítens principais na esquerda: Dashboard onde uma visão geral do que se pode fazer é mostrado, como também Roles and Server groups permite fácil gerenciamento através de um clique no ítem desejado.

No ítem Local Server o administrador as propriedades do servidor local e ali podemos alterar as configurações principais do servidor, tais como nome do servidor na rede, colocar a máquina no domínio ou grupo de trabalho, Windows Update, Firwall, NIC Teaming (nova funcionalidade que veremos em detalhe em um Tutorial aqui do portal AndersonPatricio.org), configuração de rede, Internet Explorer Settings e etc. Também temos abaixo os eventos relacionados a este servidor.

No ítem All Servers podemos verificar outros servidor e até criar grupos para gerenciamento remoto, esta é uma das grandes novidades do Windows Server 2012 que permite gerenciar remotamente outros servidores de forma bem fácil. Clicando com o botão direito nos servidores listados o administrador tem opção de executar diversos comandos.

O Administrador ainda pode selecionar um servidor da lista em clicar em Tasks e ali teremos várias opções a serem executadas no servidor em questão, clicando com o botão direito no servidor a partir do papel (neste caso File and Storage Services) vai trazer ferramentas relacionadas a esta tarefa, permitindo desta forma muita facilidade na administração e também ser dinâmico.

Os ítems adicionais são relacionados aos papéis/funções instalados no servidor, digamos que este servidor seja um Domain Controller o Active Directory será um ítem, no caso deste servidor temos somten File and Storage Services e clicando ali o contexto da direita muda em relação a função, neste caso mostrando e permitindo o gerenciamento de Volumes, Disk e Storage Pools.

Uma outra funcionalidade do Server Manager está no canto superior direito onde podemos verificar os botões Manage, Tools, View e Help. Na opção Manage o administrador pode gerenciar Funções e Funcionalidades, adicionar servidores há um grupo existente, criar um novo grupo de servidores e etc. Lembrando que tais funcionalidades dependem do contexto.

Clicando em Tools várias ferramentas são mostradas e o administrador tem acesso as mesmas facilmente, como mostrado na figura abaixo.

Conclusão


Neste Tutorial mostramos um overview do Server Manager no Windows Server 2012 onde é a principal ferramenta para administrar esta nova versão do sistema operacional.

Neste espaço você pode utilizar sua rede social preferida para adicionar dicas e/ou qualquer informação adicional para ajudar a comunidade relacionado a este Tutorial.

 

Written by Anderson Patricio

Anderson Patricio

Anderson Patricio é MVP e MCSM (Solutions Master) em Exchange. Ele contribui com a Comunidade Microsoft em diversas áreas, tais como Artigos, Tutoriais, Vídeos, Blogs, Fórums, revisão de livros e apresentações para a comunidade Canadense e Brasileira.
Anderson posta regularmente aqui no AndersonPatricio.org, como também no AndersonPatricio.ca e MSExchange.org.
Você pode segui-lo no Twitter , Facebook , e/ou Google+.